1. Faça refeições regulares e saudáveis, desde o café da manhã.
2. Separe um tempo para relaxar, ficar quieto de olhos fechados. Aprenda a respirar corretamente!
3. Pratique exercícios físicos regularmente para
aumentar a produção de endorfinas, substâncias químicas do cérebro que
agem sobre o humor.
4. Faça uma lista de afazeres diários; organize
os itens pela importância; resolva um de cada vez. Passe as pendências
para a lista do dia seguinte.
5. Ouça sua música favorita, ela é capaz de aumentar os níveis da endorfina.
6. Compartilhe seus problemas com um membro da família, um amigo ou terapeuta. Conversar é importante.
7. Coloque Deus em primeiro lugar em sua vida.
“Buscai o reino de Deus e a Sua justiça em primeiro lugar e as demais
coisas serão acrescentadas.” Está na Bíblia!
sexta-feira, 30 de março de 2012
quarta-feira, 28 de março de 2012
Pais não sabem o que filhos fazem on-line; aprenda a evitar riscos
Muito Interessante o Artigo...
PUBLICIDADE
JULIANA VINES
DE SÃO PAULO
DE SÃO PAULO
Tente pesquisar o nome do seu filho na internet. O resultado pode ser bem diferente do que você imagina. Estudos recentes mostram que pais pensam que sabem, mas, no fundo, não têm ideia do que os filhos fazem on-line.
Pais exibem gracinhas dos filhos na rede; veja vídeos populares
Você monitora o que seus filhos veem na internet? Vote
Você monitora o que seus filhos veem na internet? Vote
Um exemplo: 33% das crianças confessam que já fizeram compras virtuais, 24% delas sem consentimento. Mas só 17% dos pais pensam que seus filhos compram na rede, segundo o relatório Norton Online Family, da Symantec, feito com 9.888 pessoas.
Outro estudo mostra o que os adultos provavelmente não veem: 88% dos jovens de 12 a 17 anos já presenciaram crueldade na internet e 21% já humilharam pessoas em redes sociais --dados do relatório "Teens, Kindness and Cruelty on Social Network Sites" (adolescentes, bondade e crueldade em redes sociais), feito pelo Pew Research Center's Internet e American Life Project.
Patricia Peck, especialista em direito virtual e criadora do projeto Criança Mais Segura na Internet, diz que o excesso de confiança reflete um desconhecimento. Muitos adultos não estão na rede e acham que estar em casa é estar seguro.
"Quando um filho dá uma volta na rua, perguntamos com quem ele conversou. Mas não questionamos o que rolou na internet."
Não é descuido, é inexperiência, opina o psicólogo Cristiano Nabuco, pesquisador na área de dependência em internet. "Não dá para imaginar os perigos de uma situação que você não viveu."
A lista de riscos inclui desde conversar com estranhos até ficar dependente e se desligar do mundo real.
"Se nós adultos checamos e-mail até na praia, imagine um adolescente, em que o controle cerebral de estímulos não está totalmente desenvolvido", diz Nabuco.
BATALHA PERDIDA
| Gabo Morales/Folhapress |
![]() |
| A dona de casa e blogueira Viviane Pereira, 35, com seus filhos, Rafaela Pereira, 16, e Italo, 7, em Guarulhos, SP |
Seria mais simples proibir, mas é impossível evitar que crianças e adolescentes acessem a rede. Se não for em casa, vai ser na escola, com o amigo, no celular.
"É a mesma coisa que falar para seu filho nunca comer picolé. É inútil, quando ele puder, vai comer, e sem sua supervisão", diz a psicóloga Andrea Jotta, do Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática da PUC-SP.
Melhor juntar-se ao "inimigo"? Os números dizem que sim. A última pesquisa TIC Crianças, do Comitê Gestor da Internet no Brasil, mostra que os pais conectados são os que mais controlam o acesso e melhor orientam os filhos sobre o uso da rede, de acordo com Alexandre Barbosa, porta-voz da entidade.
É a estratégia da dona de casa Viviane Pereira, 35. Ela está no Facebook, Twitter, tem um blog (o "Mãe Digital") e segue os passos virtuais da filha Rafaela, 16.
"Eu não me importo, sempre foi assim. Também não faço nada de errado", diz a menina, dona de um laptop nunca rastreado pela mãe. "Fico de olho, mas ela tem a privacidade dela. Não sei tudo que ela faz. Sei que participa de fóruns de música."
Com o filho mais novo, Italo, 7, a rédea é mais curta. Ele usa um computador com bloqueio de sites e sempre tem alguém por perto. Mesmo assim, acidentes acontecem.
"Uma vez, ele estava pesquisando sobre a Grécia e chegou na palavra busto. Foi clicando e acabou em uma página com fotos sensuais de mulheres. Minha filha viu e me chamou." A situação foi contornada com conversa.
Nisso os especialistas concordam: se proibir não adianta e pode até piorar, diálogo sempre ajuda. Não é preciso aterrorizar a criança, mas alertar do risco da exposição e do uso de imagens, avisa Patricia Peck.
Antes dos dez anos é preciso supervisão constante, mas depois dá para soltar um pouco e, se houver desconfiança, usar ferramentas que geram relatórios de sites visitados.
Para Andrea Jotta, as mesmas regras do mundo real valem para o virtual. "A criança pode ganhar cada vez mais autonomia quando mostrar que é responsável e segue alguns combinados."
E regras são regras. "Se descumpridas, devem ter castigo", aconselha a psicóloga.
Se o pai descobrir que o adolescente está acessando conteúdo impróprio, em vez de brigar, pode aproveitar para discutir o tema. "Não tem como deixar os sites de sexo bloqueados para sempre", diz o especialista em segurança virtual Bruno Rossini, da Symantec.
SENSO CRÍTICO
Não tem uma idade certa para a criança começar a ter contato com a internet, de acordo com a psicóloga e educadora Carmem Rodrigues Schffer, da Universidade Fumec (Fundação Mineira de Educação e Cultura). Mas até os seis anos, ela não vê muitos benefícios.
| Marisa Cauduro/Folhapress |
![]() |
| Priscilla Perlatti, 34, sempre acessa a internet junto com suas filhas Stella, 6, e Lia, 4; Stella já tem um blog |
Stella Perlatti, 6, entra em sites de bonecas, vê vídeos e pediu para ter um blog. A mãe, a design Priscilla Perlatti, 34, deixou. Priscilla vive na internet --é uma das autoras do site de maternidade Mamatraca. "Fazemos o blog dela juntas. Ela ilustra com desenhos feitos em um tablet."
A mãe ainda não usa nenhum filtro no computador e não sabe quando será necessário. "A Stella já está começando a sair do nosso controle, mas quero esperar para ver o que vai acontecer."
Com a alfabetização, o interesse das crianças passa a ser concreto: elas pesquisam coisas relacionadas ao cotidiano, mas ainda não são capazes de julgar os conteúdos. Depois da pré-adolescência, podem analisar conteúdos criticamente, explica Schffer. Ela acredita que o uso do computador ajuda no desenvolvimento cognitivo.
Valdemar Setzer, professor aposentado do Departamento de Ciência da Computação da USP, discorda. Segundo ele, a internet é altamente distrativa. "Computador e internet são instrumentos de adulto. Ninguém dá um carro para uma criança aprender a usar."
Para a educadora Eloiza Oliveira, diretora do campus virtual da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o risco está no excesso de credibilidade dado a informações da rede.
"É preciso ensinar a duvidar, mas nem tudo na internet é negativo. Temos preconceito. Os jovens se envolvem em campanhas, discutem temas sérios e convivem socialmente de forma positiva."
sábado, 24 de março de 2012
DICA DE SEGURANÇA
10 Dicas de Segurança para andar nas ruas, Previna-se
|
Ande Tranquilo - Dicas e truques!
10 dicas para você não ter problemas ao sair nas ruas! Acompanhe e aproveite! Sua segurança é seu bem mais precioso.
1) Não ande sozinho. Procure não se expor à ação de criminosos ao andar por lugares pouco movimentados, desacompanhado ou tarde da noite.Quando for à uma festa, espere pela companhia de algum amigo para sairem juntos. Prudência e Prevenção.
3) Não carregue consigo grandes importâncias em dinheiro ou outros valores. Se o fizer por necessidade imperiosa, procure guardar o numerário de modo seguro e discreto, evitando grandes aglomerações, onde agem os punguistas e descuidistas, assim como em lugares sem movimento onde poderão roubá-lo. As mulheres devem carregar suas bolsas firmemente seguras entre o braço e o corpo, mantendo a mão sobre seu fecho. Siga diretamente para seu destino quando portar valores, não parando em bares ou casas de diversão.
4) Ao parar em pontos de ônibus procure os que se situam em locais de grande movimento, preferencialmente aqueles localizados à porta dos estabelecimentos comerciais.
5) Quando estiver em um coletivo e este forinvadido por ladrões, mantenha-se calmo. Não encare diretamente os assaltantes e nem tente dialogar com eles. Se houver oportunidade de se desfazer de alguns de seus valores, faça-o de maneira a mais dissimulada possível, guardando consigo uma pequena soma de dinheiro. Não reaja, sua vida não tem preço.
6) Não use locais isolados para colóquios amorosos. Os namorados em lugares solitários são presa fácil dos ladrões.
7) Desconfie sempre de estranhos de conversa envolvente que tentem aproximação. Não aceite convites de desconhecidos casuais que venha a encontrar na rua, em bares ou casas de diversão noturnas.
8) Igualmente não se deixe levar pela conversa de estranhos que venham a abordá-lo para propor "negócio da China". São vigaristas, chame o policial mais próximo.
9) Não ande armado. Quam carrega arma de fogo, muitas vezes sem saber usá-la eficazmente, pode ser induzido à prática de atos temerários ante a ação de criminosos.
10) Procure controlar-se nas piores situações. Os assaltantes valem-se do fator surpresa para atacar suas vítimas. Não grite e nem discuta com eles - seu nervosismo poderá aumentar a tensão sob a qual agem e provocar uma atitude mais agressiva em seu desfavor.segunda-feira, 19 de março de 2012
Doze razões para usar o farol baixo ligado durante o dia
1. O uso dos faróis baixos ligados durante o dia é recomendado pela Resolução n° 18/98 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), pois ele auxilia na redução de sinistros no trânsito;
2. A NHSTA (Associação Norte-Americana de Segurança rodoviária, órgão dos EUA), afirma que o uso de farol baixo ligado durante o dia reduz em 12% os acidentes envolvendo pedestres e ciclistas e em 5% as colisões entre veículos;
3. Aumenta em mais de 64% a visibilidade dos veículos que estão com os faróis ativados, segundo pesquisas científicas realizadas por órgãos oficiais de renome internacional;
4. Mesmo em condições de boa luminosidade diurna, as cores e as formas dos veículos contribuem para dissimulá-los, o que atrapalha a sua visualização a uma distância segura para ações preventivas de acidentes;
5. “O maior percentual de mortes nas rodovias é por choque frontal, em tentativa de ultrapassagem; com o uso do farol baixo, o motorista consegue ver, de maior distância, se o veículo à sua frente está indo ou vindo em sua direção”, afirma o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alfredo Peres da Silva;
6. Os pesquisadores do Centro de Pesquisas de Acidentes da Universidade Monash de Melbourne (Austrália) afirmam, após análise científica, que um veículo de cor preta tem 12% a mais de possibilidades de envolver-se em acidente durante o dia do que com a cor branca;
7. No Uruguai, o Reglamento Nacional de Circulación Vial ( o código de trânsito uruguaio) determina que nas rodovias e estradas, os veículos usem os faróis baixos ligados, pois os benefícios já estão comprovados;
8. Um número importante dos acidentes de trânsito ocorre pela falta de visibilidade a longa e média distância dos veículos, portanto, o farol baixo ligado colaborará para aumentar a visibilidade do veículo, segundo pesquisadores, em mais de 3 quilômetros. Além do mais, ver e ser visto no trânsito é um dos alicerces da Direção Defensiva;
9. No Canadá, na Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia e Hungria, que no passado apresentavam altos números de acidentes de trânsito, depois do investimento em prevenção, incluindo o uso de farol baixo durante o dia, reduziram consideravelmente o número de acidentes;
10. Segundo pesquisa de órgãos oficiais, contribui em 69 % na redução da gravidade nos acidentes, por facilitar frenagem e manobras com mais antecipação;
11. Na Suécia, ocorreu uma redução da quantidade de acidentes, em dois anos, 6 a 13%; e, no Canadá, esta diminuição atingiu entre 10 a 20% dos acidentes;
12. Em caso de chuva, neblina ou cerração evita multa de natureza média (R$83,15) e 4 pontos, pois nesses casos é obrigatório o uso de luzes externas acesas.
Autor: Lauro Cesar Pedot (sargento da Brigada Militar do Rio Grande do Sul)
quinta-feira, 15 de março de 2012
A TIGELA DE MADEIRA
Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos vacilantes
A família comia reunida à mesa. Mas, as mãos trêmulas e a visão falha do avô o atrapalhavam na hora de comer. Ervilhas rolavam de sua colher e caíam no chão. Quando pegava o copo, leite era derramado na toalha da mesa.
O filho e a nora irritaram-se com a bagunça. "Precisamos tomar uma providência com respeito ao papai",
disse o filho. "Já tivemos suficiente leite derramado, barulho de gente comendo com a boca aberta e comida pelo chão." Então, eles decidiram colocar uma pequena mesa num cantinho da cozinha. Ali, o avô comia sozinho enquanto o restante da família fazia as refeições à mesa, com satisfação.
Desde que o velho quebrara um ou dois pratos, sua comida agora era servida numa tigela de madeira. Quando a família olhava para o avô sentado ali sozinho, às vezes ele tinha lágrimas nos olhos. Mesmo assim, as únicas palavras que lhe diziam eram admoestações ásperas quando ele deixava um talher ou comida cair ao chão.
O menino de 4 anos de idade assistia a tudo em silêncio.
Uma noite, antes do jantar, o pai percebeu que o filho pequeno estava no chão, manuseando pedaços de madeira. Ele perguntou delicadamente à criança: "O que você está fazendo?" O menino respondeu docemente: "Oh, estou fazendo uma tigela para você e mamãe comerem, quando eu crescer." O garoto de quatro anos de idade sorriu e voltou ao trabalho.
Aquelas palavras tiveram um impacto tão grande nos pais que eles ficaram mudos. Então lágrimas começaram a escorrer de seus olhos. Embora ninguém tivesse falado nada, ambos sabiam o que
precisava ser feito.
Naquela noite o pai tomou o avô pelas mãos e gentilmente conduziu-o à mesa da família. Dali para frente e até o final de seus dias ele comeu todas as refeições com a família. E por alguma razão, o marido e a esposa não se importavam mais quando um garfo caía, leite era derramado ou a toalha da mesa sujava.
De uma forma positiva, aprendi que não importa o que aconteça, ou quão ruim pareça o dia de hoje, a vida continua, e amanhã será melhor.
Aprendi que se pode conhecer bem uma pessoa, pela forma como ela lida com três situações: um dia chuvoso, uma bagagem perdida e os fios das luzes de uma árvore de natal que se embaraçaram.
Mas, se focalizar a atenção na família, nos amigos, nas necessidades dos outros, no trabalho e procurar fazer o melhor, a felicidade vai encontrá-lo.Aprendi que, não importa o tipo de relacionamento que tenha com seus pais, você sentirá falta deles quando partirem. Aprendi que "saber ganhar" a vida não é a mesma coisa que "saber viver". Aprendi que a vida às vezes nos dá uma segunda chance. Aprendi que viver não é só receber, é também dar. Aprendi que se você procurar a felicidade, vai se iludir. Aprendi que quando me iludo tenho uma nova lição de vida. Aprendi que sempre que decido algo com o coração aberto, geralmente acerto. Aprendi que quando sinto dores, não preciso ser uma dor para outros. Aprendi que diariamente preciso alcançar e tocar alguém. As pessoas gostam de um toque humano - segurar na mão, receber um abraço afetuoso, ou simplesmente um tapinha amigável nas costas. Aprendi que, mesmo que eu ame, mesmo que eu goste, nem sempre sou correspondido. Aprendi que quando não sou correspondido em meus sentimentos, devo voltar, avaliar e verificar se não estou me amando pouco demais. Aprendi que nem todas as pessoas que quero e que amo, são as pessoas ideiais para mim. Aprendi que sempre mereço o que há de melhor, pois é o melhor que me faz crescer e sentir valorizado. Aprendi que ainda tenho muito que aprender. As pessoas se esquecerão do que você disse... Esquecerão o que você fez... Mas nunca esquecerão como você as tratou! |
terça-feira, 13 de março de 2012
Dicas para vencer a solidão e
firmar amizades
2.
Compartilhe com os colegas atividades diversas, condizentes
com sua filosofia de vida.
3.
Considere-se igual aos outros e os outros iguais a você.
4.
Seja sempre você mesmo; sem máscaras.
5.
Procure confiar nas pessoas. A confiança é fundamental nos
relacionamentos.
6.
Saiba escutar e se expressar.
7.
Solidarize-se, sem esperar nada em troca. Tente amar e
compreender a todos, indistintamente
QUEM É MAIS FORTE
Quem é mais forte?
Certo dia disse a pedra: – Eu sou forte!
Ouvindo isso, o ferro e disse: – Eu sou mais forte que você! Quer ver?
Então os dois duelaram até que a pedra se tornasse pó.
Ouvindo isso, o ferro e disse: – Eu sou mais forte que você! Quer ver?
Então os dois duelaram até que a pedra se tornasse pó.
O ferro, por sua vez, disse: – Eu sou forte!
Ouvindo isso, o fogo disse: – Eu sou mais forte que você! Quer ver?
Então os dois duelaram até que o ferro se derretesse.
Ouvindo isso, o fogo disse: – Eu sou mais forte que você! Quer ver?
Então os dois duelaram até que o ferro se derretesse.
O fogo, por sua vez, disse: – Eu sou forte!
Ouvindo isso, a água disse: – Eu sou mais forte que você! Quer ver?
Então os dois duelaram até que o fogo se apagasse.
Ouvindo isso, a água disse: – Eu sou mais forte que você! Quer ver?
Então os dois duelaram até que o fogo se apagasse.
A água, por sua vez, disse: – Eu sou forte!
Ouvindo isso, a nuvem disse: – Eu sou mais forte que você! Quer ver?
Então as duas duelaram até que nuvem fez a água evaporar.
Ouvindo isso, a nuvem disse: – Eu sou mais forte que você! Quer ver?
Então as duas duelaram até que nuvem fez a água evaporar.
A nuvem, por sua vez, disse: – Eu sou forte!
Ouvindo isso, o vento disse: – Eu sou mais forte que você! Quer ver?
Então os dois duelaram até que o vento soprasse a nuvem e ela se desfizesse.
Ouvindo isso, o vento disse: – Eu sou mais forte que você! Quer ver?
Então os dois duelaram até que o vento soprasse a nuvem e ela se desfizesse.
O vento, por sua vez, disse: – Eu sou forte!
Ouvindo isso, os montes disseram: – Nós somos mais fortes que você! Quer ver?
Então os dois duelaram até que o vento ficasse preso dentre o círculo de
montes.
Ouvindo isso, os montes disseram: – Nós somos mais fortes que você! Quer ver?
Então os dois duelaram até que o vento ficasse preso dentre o círculo de
montes.
Os montes, por sua vez, disseram: – Nós somos fortes!
Ouvindo isso, o homem disse: – Eu sou mais forte que vocês! Querem ver?
Então o homem, dotado de grande inteligência, perfurou os montes,
impedindo que eles prendessem o vento.
Ouvindo isso, o homem disse: – Eu sou mais forte que vocês! Querem ver?
Então o homem, dotado de grande inteligência, perfurou os montes,
impedindo que eles prendessem o vento.
Acabando com o poder dos montes, o homem disse: – Eu sou a criatura
mais forte que existe!
Até que veio a morte e, com um golpe apenas, acabou com o homem – que achava ser inteligente e forte o suficiente.
mais forte que existe!
Até que veio a morte e, com um golpe apenas, acabou com o homem – que achava ser inteligente e forte o suficiente.
A morte ainda comemorava, quando, sem que ela esperasse, um Homem
chamado “JESUS” veio e, com apenas 3 dias de falecido venceu a morte e todo
poder foi lhe dado na Terra e no Céu.
chamado “JESUS” veio e, com apenas 3 dias de falecido venceu a morte e todo
poder foi lhe dado na Terra e no Céu.
Como se não bastasse ter vencido a morte, Ele nos deu o direito de ter
“vida eterna”, através do seu sangue, que nos liberta de qualquer pecado.
“vida eterna”, através do seu sangue, que nos liberta de qualquer pecado.
ELE é o mais forte!
(Autoria desconhecida)
quarta-feira, 7 de março de 2012
08 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA MULHER
PARABÉNS MULHER...
Elas
sorriem quando querem gritar.
Elas cantam quando querem chorar.
Elas
choram quando estão felizes,
E riem quando estão
nervosas.
Elas
brigam por aquilo que acreditam.
Elas levantam-se para injustiça.
Elas não
levam “não” como resposta
Quando acreditam que existe melhor
solução.
Elas
andam sem novos sapatos para que suas crianças possam tê-los.
Elas vão ao
médico com uma amiga assustada.
Elas amam incondicionalmente.
Elas choram
quando suas crianças adoecem e se alegram quando suas crianças ganham
prêmios.
Elas
ficam contentes quando ouvem sobre um aniversário ou um novo casamento.
Seus
corações quebram quando uma amiga morre.
Elas lamentam-se com a perda de um
membro da família, contudo são fortes quando elas pensam que não há mais
força.
Elas sabem que um abraço e um beijo podem curar um coração
quebrado.
Existem
mulheres de todos os tamanhos, todas as cores e formas.
Elas irão dirigir,
voar, andar, correr ou lhe mandar um e-mail para mostrar o quanto elas se
importam com você.
O
coração de uma mulher é o que faz o mundo girar!
Mulheres fazem mais do que
dar a vida.
Elas trazem alegria e esperança.
Elas dão compaixão e
ideais.
Elas dão apoio moral para sua família e amigos.
Mulheres tem muito
a dizer e muito a dar.
(Autoria
desconhecida)
MULHER,
QUE NESTE DIA VOCÊ POSSA SENTIR O ENORME CARINHO E RESPEITO QUE ESTE AMIGO TEM PARA COM VOCÊ.
GRANDE ABRAÇO,
Cavalcante
domingo, 4 de março de 2012
As Três Peneiras de Sócrates
Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:
- Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu!
- Espera um momento – disse Sócrates – Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.
- Três peneiras? Que queres dizer?
- Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?
- Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.
- A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?
Envergonhado, o homem respondeu:
- Devo confessar que não.
- A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo?
- Útil? Na verdade, não.
- Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti.
E o sábio sorrindo concluiu: - Ao tentar comentar sobre algo lembre-se do crivo das três peneiras se passar pelo mesmo, Conte! Pois tanto eu, quanto você e os outros iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos.
Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz!
Lembre-se: Submeta os fatos ao crivo das três peneiras, antes de ceder ao impulso de passá-lo adiante, porque "Pessoas sábias falam de idéias, Pessoas comuns falam de coisas e Pessoas medíocres falam sobre pessoas."
BOM INICIO DE SEMANA A TODOS!!!!
sexta-feira, 2 de março de 2012
NOSSA AMADA ITAPUÃ DO OESTE
Itapuã do Oeste é um município brasileiro do estado de Rondônia. Localiza-se a uma latitude 09º12'18" sul e a uma longitude63º10'48" oeste, estando a uma altitude de 0 metros. Sua população estimada em 2010 era de 8.561 habitantes. Possui uma área de 4.081 km².
História
Surgiu com o nome de Itapuã do Oeste, às margens da BR-364, distante 105 km de Porto Velho.
- Formação Administrativa
O município foi criado com o nome de Jamari, em 13 de fevereiro de 1992, através da lei nº 364, com áreas desmembradas dos municípios de Ariquemes e Porto Velho.
Devido a insatisfação dos moradores com a denominação Jamari, foi realizado um plebiscito para que retornasse o nome Itapuã do Oeste.
No dia 24 de outubro de 1997, através da lei nº 747 foi dada nova denominação ao Município de Jamari, que passou a denominar-se Itapuã do Oeste.
Por conta da construção da Usina Hidrelétrica de Samuel, Itapuã do Oeste teve seu lençol freático afetado. Nos meses com grande quantidade de chuva, o município sofre com alagamentos com a contribuição do terreno plano na qual a cidade se encontra.
No mês de junho é comemorado a tradicional festa de São João, realizada pela Loja Maçônica. Em Setembro, no dia da Independência, tradicionalmente ocorre a Cavalgada da Independência.
| Município de Itapuã do Oeste | |||||
| |||||
| Hino | |||||
| Aniversário | 13 de fevereiro de 1992 | ||||
|---|---|---|---|---|---|
| Fundação | 13 de fevereiro de 1992 | ||||
| Gentílico | itapuanse-do-oeste | ||||
| Prefeito(a) | João Testa (PMDB) (2009–2012) | ||||
| Localização | |||||
|
| |||||
| Unidade federativa | |||||
| Mesorregião | Madeira-Guaporé IBGE/2008 [1] | ||||
| Microrregião | Porto Velho IBGE/2008 [1] | ||||
| Municípios limítrofes | Candeias do Jamari (N e L),Cujubim (L), Alto Paraíso (S). | ||||
| Distância até a capital | 93 km | ||||
| Características geográficas | |||||
| Área | 4 081,433 km² [2] | ||||
| População | 8 561 hab. IBGE/2010[3] | ||||
| Densidade | 2,1 hab./km² | ||||
| Altitude | 0 m | ||||
| Clima | equatorial Am | ||||
| Fuso horário | UTC−4 | ||||
| Indicadores | |||||
| IDH | 0,702 médio PNUD2000 | ||||
| PIB | R$ 78 792,629 mil IBGE/2008[4] | ||||
| PIB per capita | R$ 9 715,49 IBGE/2008[4] | ||||
Assinar:
Comentários (Atom)




Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos vacilantes





